Há algumas semanas, realizei uma avaliação de posturologia, e o paciente veio acompanhado de sua esposa. Em um determinado momento, o paciente foi ao banheiro, e a esposa me falou:
– Estou tratando uma fasceíte plantar porque usei sapatos sem salto por muito tempo.
Ela me falou aquilo com tal convicção, que eu quase não tive coragem de contrariá-la. Tinha certeza que ela havia ouvido esse “parecer” de outro profissional da saúde. Por fim, falei:
– Olha, “fulana”… não é beeem assim… o uso de sapatos baixos não provoca fasceíte plantar…
Ela me olhou com uma cara de espanto e de quem não entendeu mais nada. Prossegui explicando que as causas das fasceítes podem ser várias e que é necessária uma avaliação postural para se chegar ao motivo causador. Dentre eles, estão:
- Alteração da pisada (normalmente pisada supinada);
- Encurtamento de cadeia posterior (músculo sóleo, isquiostibiais, paravertebrais lombares…)
- Fraqueza e encurtamento da musculatura intrínseca do pé, e encurtamento da fáscia plantar.
Mas não o calçado baixo! E não é a primeira vez que escuto pessoas culpando atitudes suas, que deveriam ser coisas naturais e espontâneas, como causa de dores e disfunções.
Ora, o ser humano não evoluiu e aprendeu a caminhar descalço???
E depois, quando o sapato foi inventado, há milhões de anos, ele não tinha salto, não é mesmo?!? Então, por que AGORA o calçado baixo virou vilão?!? Se ele fosse de fato o causar da fasceíte plantar, o que seria dos homens??? E dos índios??? Não é mais razoável pensarmos que o salto deveria ser o vilão?
É como aquelas pessoas que dizem que estão proibidas de caminhar na beira da praia com pés descalços. Na minha opinião, o indivíduo que sentir dor ao caminhar descalço na beira da praia, deve procurar com urgência o MOTIVO da dor, e não simplesmente deixar de fazer uma coisa que a humanidade fez por milhões de anos e que deveria continua fazendo, SEM DOR! As pessoas precisam começar a pensar em tratar as causas da dor, e não simplesmente deixar de fazer a atividade ou exercício que causa a dor. Deixar de subir escada porque o joelho dói?!?! Não! REABILITAR a pessoa para que ela suba escada SEM DOR! Essa é a função do fisioterapeuta!
Portanto, não caia na conversa de qualquer pessoa que dá uma explicação simplista e boba para uma dor. Procure um fisioterapeuta para ser reabilitado a fazer tudo o que você gosta ou precisa fazer nas atividades diárias.
Hoje, pode ser a fasceíte plantar, mas amanhã, pode ser dor no joelho e na coluna, porque o motivo causador da fasceíte não foi solucionado!
Daniela Eberle
CREFITO 58.148